top of page
  • Como adquirir um sistema de Energia Solar?
    1- Avaliação e análise de viabilidade com empresa especializada; 2- Proposta da empresa com previsão de retorno do investimento, prazo de instalação e previsão de geração; 3- Contratação - Negócio fechado entre a empresa e cliente; 4- Documentação - Solicitação pela empresa do Parecer de Acesso à Distribuidora de Energia. Nesta documentação constam os dados técnicos do Sistema de Energia Solar; 5- Instalação - Montagem e testes do Sistema no local determinado; 6- Efetivação - Substituição do medidor de energia e permissão para início da geração.
  • Qual é o custo de implantação de um sistema solar?
    Diversos são os fatores que podem alterar o custo de um sistema solar. Tipo de Sistema (off-grid e on-grid); Posição dos Painéis (Local de instalação das Placas, Ângulo de Instalação das Placas); Irradiação solar (Posição geográfica, Quantidade de radiação solar e sombreamento nos painéis); Melhorias na Instalação Elétrica ou Reforço na estrutura do Telhado; Marcas e Modelos dos equipamentos; Necessidade de geração (Demanda Atual e Reprimida); Além disso, a disponibilidade de empresas especializadas na sua cidade, a concorrência entre elas e a forma de pagamento afetam diretamente o custo. O portal ECODEBATE em fevereiro de 2020, informou que um sistema capaz de atender um consumo de até 300 quilowatts-hora/mês, custa hoje no Brasil cerca de R$12 mil. O importante é comparar as empresas e verificar aquelas que avaliaram os fatores mencionados acima para evitar surpresas indesejáveis. Matéria ECODEBATE
  • O que é o crédito da conta de energia?
    A resolução ANEEL 482/2012 estabeleceu o sistema de compensação de energia elétrica para os empreendimentos de microgeração e minigeração que acessam as redes de distribuição. Este sistema de compensação é uma espécie de empréstimo gratuito. Ou seja, a energia injetada na rede elétrica é abatida do consumo do cliente junto a concessionaria. Como na maioria das vezes, os sistemas produzem mais energia do que consomem, isto acaba gerando crédito de energia. Este crédito é contabilizado e informado todo mês pela distribuidora. Vale ressaltar que mesmo havendo crédito, o consumidor tem de pagar mensalmente o valor correspondente ao custo de disponibilidade para os consumidores do Grupo B ou a demanda contratada para os consumidores do Grupo A. Esses créditos possuem validade de 60 meses. O micro/minigerador deve ficar atento para compensar os créditos em outras unidades consumidoras antes do vencimento. No segundo semestre de 2020, a ANEEL modificará este método de compensação. Há suspeita que após esta mudança, o tempo de retorno do investimento(payback) aumente.
  • O que é um sistema On grid?
    O sistema on grid é o tipo de sistema fotovoltaico que possui conexão com a rede. No mercado internacional, esse sistema é conhecido como on-grid photovoltaic system. Sua conexão com a rede depende dos módulos fotovoltaicos e dos inversores interativos (grid-tie). Os principais equipamentos de um sistema conectado à rede são as placas solares e o inversor. Mas, também, são necessárias outras peças para integrar esse sistema, que levam o nome de Balance of System — BOS. Elas são sustentação para que as placas fotovoltaica sejam fixadas, bem como todos os outros itens elétricos que servem para proteger o sistema. A partir do momento que um sistema fotovoltaico foi registrado junto à concessionária de energia que atende a unidade consumidora, ele conta com a possibilidade de obter créditos solares. Funciona da seguinte forma: caso seja produzida mais energia do que aquele imóvel for capaz de consumir no período, a eletricidade é mandada de volta para a rede da distribuidora. Esse procedimento resulta em créditos, que tem o prazo de, no máximo, 5 anos para serem debitados da conta de luz nos meses que a produção de energia for abaixo do consumo. Ou seja, se em um determinado mês o uso da eletricidade aumentar e o sistema fotovoltaico não suprir toda a demanda, o imóvel utilizará a energia elétrica da rede pública, mas a fatura terá desconto. Existem algumas outras vantagens em ter um sistema on grid e gerar créditos solares: por exemplo, poder abater esses créditos da conta de luz de outros imóveis que tenham a mesma titularidade e estejam localizados em uma região que seja atendida pela mesma distribuidora. A conexão do sistema fotovoltaico on grid com a rede pública só pode ser feita com a instalação de inversores interativos. Eles têm como função realizar a harmonização e conversão da energia produzida pelos módulos solares em uma corrente contínua (CC), que será transformada em energia elétrica de corrente alternada (CA). Todos os benefícios do sistema on grid poderão ser usufruídos a partir do seu primeiro dia de funcionamento.
  • O que é um sistema Off grid?
    O sistema fotovoltaico off grid é mais caro do que o sistema on grid. Por não ser conectado à rede pública, ele necessita de alguns equipamentos diferenciados para ter autonomia e ser autossustentável, como o uso de baterias. Esse sistema isolado é bastante completo, com a sua estrutura dividida em três diferentes blocos, que são: bloco gerador — módulos fotovoltaicos, cabos e suportes estruturais; bloco de condicionamento de potência — inversor e controlador de carga; bloco de armazenamento — bateria. Esse sistema fotovoltaico isolado é usado predominantemente para funções bastante específicas, como bombear água e eletrificar cercas de segurança. A energia produzida é igual a de um sistema on grid — isto é, as placas solares captam a luz do sol e geram energia elétrica. A diferença fica a cargo do armazenamento, que neste caso é feito por meio de baterias. Elas garantem que os sistemas off grid funcionem mesmo em épocas com pouca irradiação solar, como vários dias nublados ou no período noturno. Logo, quando há excedente de energia produzida, essa sobra é enviada para o conjunto de baterias. Desse modo, em situações nas quais o consumo for maior do que a produção, as baterias entram em ação para liberar a eletricidade e atender o imóvel ligado ao sistema. Justamente pelo fato de um sistema off grid ser isolado, sem conexão à rede, não é possível usar uma quantidade maior de energia continuamente do que a gerada pelos módulos solares. As baterias do sistema isolado são a única possibilidade de ter energia para ser usada quando não houver irradiação solar. Por essa razão, é imprescindível que o seu dimensionamento seja feito considerando as particularidades geográficas em relação ao clima de onde o imóvel está localizado. Afinal de contas, existem regiões que são mais propícias a períodos de chuva do que de sol.
  • Como funciona a Energia Solar conectada à rede?
Perguntas frequentes: Perguntas frequentes

Você tem alguma outra pergunta ?

Entre em contato conosco.

bottom of page